quarta-feira, 5 de junho de 2013

Clube do Inferno

Criado por Chris Laremont e John Byrne em 1980, o Clube do Inferno é uma sociedade de vilões do Universo Marvel. Ele foi inspirado numa sociedade secreta real, do Século XVIII, o Hellfire Club (http://pt.wikipedia.org/wiki/Clube_do_Inferno).


Exteriormente, o Clube do Inferno é frequentado por elites de vários países. Mas, em seu interior, conta com inúmeros mutantes, que desejam dominar o mundo. Assim como no Inferno de Dante, o Clube do Inferno possui círculos internos. O primeiro Círculo Interno é também conhecido como Círculo dos Escolhidos, onde tem o Rei Branco, o Rei Negro, a Rainha Branca e a Rainha Negra, além de outras "peças de xadrez". Os mais famosos foram Ned Buckman e Donald Pierce (Reis Brancos), Emma Frost e Paris Seville (Rainhas Brancas), Sebastian Shaw (Rei Negro), Fênix e Selene (Rainhas Negras), Harry Leland (Bispo Negro) e Jason Wyngarde (Bispo Branco), Emanuel da Costa (Torre Branca), Friedrich Von Rohem (Torre Negra), entre outros.


O Círculo Interno tem sede em New York. Mas os outros círculos se espalham pelo mundo e são liderados por lords e ladyes imperiais.


sábado, 27 de abril de 2013

Guerras Secretas

Guerras Secretas (Secret Wars) foi um ciclo de histórias, publicadas nos EUA entre 1984 e 1985, e no Brasil entre 1986 e 1987:


Um alienígena, chamado Beyonder, reuniu um grande número de heróis e vilões, forçando-os a lutar entre si. O grupo vencedor teria seus desejos realizados.


Essa história teve 12 partes e envolveu os principais heróis da Marvel, sendo que alguns sofreram mudanças. Logo no início, houve uma briga entre os heróis, visto que Magneto ficou do lado deles. Por outro lado, a entidade cósmica Galactus ficou do lado dos vilões, o que é discutível:


Um dos personagens que sofreu alteração foi o Homem Aranha: ele recebeu um uniforme negro, e gostou tanto dele que o trouxe para a Terra. Mal sabia ele que, deste uniforme, surgiria seu inimigo Venon:


Os X-Men não se uniram nem a "heróis" e nem a "vilões" nessa série, preferindo ficar separados. E Tempestade também adotou um novo visual, mais radical:



O Coisa voltou à sua forma normal, e gostou tanto que ficou um tempo no planeta de Beyonder, depois das Guerras (nesse período, a Mulher Hulk o substituiu):


Nessa série foram criadas as vilãs Titânia e Volcana, e uma Skrull (Lyja) substituiu  Alícia Masters, namorada do Coisa:



Em futuros posts, falaremos mais de Guerras Secretas...


Mulher Hulk (1980/)

Jennifer Susan Walters, a Mulher Hulk (She-Hulk), foi criada em 1980 pela dupla Stan Lee (1922/) e John Buscema (1927/2002). Ela é prima, por parte de mãe, de ninguém menos que Bruce Banner, o Hulk.



Enquanto Banner estudou no Novo México, Jennifer estudou em Los Angeles, e se formou em Direito. Como sabemos, Banner se transformou em Hulk, em suas pesquisas. Muito tempo depois, ele visitou Jennifer, em Los Angeles. Nessa ocasião, ela estava numa causa onde o acusado era Nicholas Trask, que mandou matá-la. Jennifer foi atacada por gângsters de Trask e, atingida por uma bala, perdeu muito sangue. Banner fez uma transfusão de seu sangue para salvá-la. Depois, enviou a prima para um hospital e foi embora.



Mas os comparsas de Trask foram ao hospital, para terminar o trabalho. E, nessa ocasião, o sangue de Banner entrou em reação com o dela, e Jennifer se transformou na Mulher Hulk, pela primeira vez:



Mas, diferente de seu primo, Jennifer gostou de se transformar em uma gigantesca mulher verde, preferindo essa forma à sua original, mais frágil. Se mudou para New York e logo entrou na Equipe dos Vingadores, à convite da Vespa:



Nessa época, ela se envolveu num romance com o herói Starfox:



Também nessa época, os Vingadores lutaram contra Beyonder, nas Guerras Secretas. Quando voltaram, Jennifer se juntou ao Quarteto Fantástico, substituindo o Coisa, que ficou no planeta do Beyonder:



Nesse período, ela sofreu uma mutação que a impediu de retornar à forma humana, mas não se chateou por isso. E também se envolveu com Wyatt Wingfoot. Depois o Coisa voltou, e ela saiu do Quarteto:


Em seguida, Jennifer abriu um escritório de advocacia, foi parar em outra dimensão, substituiu o Visão nos Vingadores e passou a lutar só. Diferente de seu primo, ela mantém o intelecto, e parece até ter ficado mais decidida:




Prova disso foi seu envolvimento com o Fanático e Hércules:







segunda-feira, 22 de abril de 2013

Heróis e Super-Heróis

A palavra "herói" vem do grego e significa "protetor" ou "defensor". E é isso que um heróis faz: defende ou protege pessoas de outras ("vilões") ou monstros, dos quais a mitologia está cheia. Muitas vezes, essa "proteção" era atributo dos semideuses, que eram filhos de deuses e humanos. Os mais famosos são Héracles (abaixo) e Teseu.


Segundo Mark Waid, há uma grande dose de altruísmo nas atitudes dos heróis (e dos super-heróis): esse desejo de ajudar o mais fraco, aquele que está necessitando de ajuda, que não consegue desempenhar suas tarefas a contento, que está sendo agredido, violentado, roubado em seus direitos, é o sujeito certo para ser ajudado e protegido. E perceber que se pode fazer algo por esse sujeito, molda o caráter de um herói, que é quase um santo...


Mesmo sem o debate filosófico, o fato é que os heróis sempre estiveram presentes na literatura, no teatro, no cinema, em todos os lugares. Basta um bombeiro salvar um gato em cima da árvore, para alguém dizer que ele é um herói. Segundo Jung, o herói é um arquétipo, assim como o vilão...


E o super-herói alia esse altruísmo do herói a outros poderes, ou super-poderes, além de possuir um comportamento impecável: heróis (e super-heróis) não fumam, não bebem, não batem na mulher, não falam palavrão, não fazem gestos obscenos, não mentem, não se exaltam. Assim, eles são "super" não só pelos poderes que possuem, mas também por seu comportamento impecável:


Geralmente, os super-heróis possuem as seguintes características:

1 - Poderes/Habilidades extraordinários;
2 - Forte código moral;
3 - Motivação;
4 - Identidade secreta;
5 - Tema subjacente (o porquê do nome, da roupa, do distintivo, etc.);
6 - Elenco de apoio;
7 - Galeria de vilões;
8 - Base de operações;
9 - Financiamento;
10 - História explicativa.


Muitos super-heróis trabalham sós, mas outros preferem trabalhar em grupos, como os X-Men, os Vingadores, a Liga da Justiça, o Quarteto Fantástico e a Legião dos Super-Heróis, entre outros. Abaixo, super-heróis da Marvel e da DC Comics:






domingo, 21 de abril de 2013

Exemplares

O Fanático participou de um grupo, em 1999, formado por oito seres poderosos. Eram eles:

1) Bedlan: Olisa Kabaki possuía o Ídolo de Marfim de Ikkon, que lhe dava poderes telepáticos. Ela só podia se comunicar através deles, mas causava dor nas pessoas. Também podia levitar:


2) Carnívore: Andreas Zorba possuía o Punho de Farallah, que lhe dava poderes animalescos, e garras terríveis:


3) Conquest: Bridget Malone possuía a Chave Kestrel de Krakkan, que lhe dava grandes poderes, como criar armas em sua armadura e disparar raios:


4) Decay: Yoshiro Hachiman possuía o Frasco Verdejante de Valtorr, que fazia com que objetos orgânicos e inorgânicos se deteriorassem:


5) Inferno: Samantha McGee possuía o Braseiro Blazing de Balthakk, que produzia chamas tão intensas, que podiam vaporizar aço:


6) Juggernaut: Caim Marko, como já sabemos, possuía o Rubi de Cyttorak, que lhe dava imensa força física:


7) Stonecutter: Utama Somchart possuía o Rubi Rodeado de Raggadorr, que lhe dava a capacidade de criar máquinas para drenar energia e outros fins:


8) Tempest: Nicolette Giroux possuía a Cachoeira Maravilhosa de Watoomb, que lhe dava a capacidade de controlar as plantas, manipular a terra e o tempo, os ventos e a tempestades, bem como ficar em forma de névoa:


Os oito formaram o Octessence: cada um dos seres que formaram esse grupo era uma espécie de demônio, que colocou uma fração de seu poder nos totens que esses seres humanos carregavam. A ideia era forçar uma luta entre elas, a fim de saber qual o mais forte.


O Doutor Estranho enfrentou a maioria desses demônios: