Guerras Secretas (Secret Wars) foi um ciclo de histórias, publicadas nos EUA entre 1984 e 1985, e no Brasil entre 1986 e 1987:
Um alienígena, chamado Beyonder, reuniu um grande número de heróis e vilões, forçando-os a lutar entre si. O grupo vencedor teria seus desejos realizados.
Essa história teve 12 partes e envolveu os principais heróis da Marvel, sendo que alguns sofreram mudanças. Logo no início, houve uma briga entre os heróis, visto que Magneto ficou do lado deles. Por outro lado, a entidade cósmica Galactus ficou do lado dos vilões, o que é discutível:
Um dos personagens que sofreu alteração foi o Homem Aranha: ele recebeu um uniforme negro, e gostou tanto dele que o trouxe para a Terra. Mal sabia ele que, deste uniforme, surgiria seu inimigo Venon:
Os X-Men não se uniram nem a "heróis" e nem a "vilões" nessa série, preferindo ficar separados. E Tempestade também adotou um novo visual, mais radical:
O Coisa voltou à sua forma normal, e gostou tanto que ficou um tempo no planeta de Beyonder, depois das Guerras (nesse período, a Mulher Hulk o substituiu):
Nessa série foram criadas as vilãs Titânia e Volcana, e uma Skrull (Lyja) substituiu Alícia Masters, namorada do Coisa:
Em futuros posts, falaremos mais de Guerras Secretas...